Reunião entre NPPI e Reitora da UFG define metas para 2025
Foram discutidos os avanços obtidos em 2024 e perspectivas para o novo ano
Os Professores Nádia do Lago Costa, Cláudio Leles e Karine Evangelista, representando a Coordenação do Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implante, se reuniram com a Reitora da UFG, Profa. Angelita Pereira de Lima, na manhã do dia 17 de janeiro no Gabinete da Reitoria. Na pauta, foram apresentados os principais resultados alcançados no decorrer de 2024 e discutido o planejamento de ações conjuntas para o próximo ano.
Dois pontos principais foram abordados, relativos ao recém autorizado Programa de Residência em Prótese Dentária e Implantodontia e ao planejamento da reforma da estrutura física no NPPI, prevista para os próximos meses. A implantação do Laboratório de Fluxo Digital também mereceu destaque, representando um alinhamento do NPPI às mais avançadas tenologias disponíveis mundiamente.
O Prof. Cláudio Leles destacou que o NPPI vem crescendo e se consolidando como um centro de destaque regional e internacional com as atividades voltadas para a pesquisa, extensão e formação profissional na graduação e pós-graduação. Destaca-se pelas fortes parcerias internacionais e internacionais, inúmeros projetos de pesquisa clínica em andamento, bolsistas de iniciação científica e de pós-graduação, e forte capacidade de captação de recursos no Brasil e no exterior. Outro ponto forte é o atendimento clínico nas especialidades de Prótese Dentária, Implantodontia e Gerodontologia, além de contemplar também outras especialidades, como dentística, ortodontia, periodontia, endodontia e estomatologia. O público alvo da prestação de serviços clínicos é a comunidade universitária, pacientes regulados do SUS, assistência continuada a pacientes participantes de projetos pesquisa do NPPI, além de pacientes externos à UFG por demanda espontânea. A Profa Nádia reforçou a importância da equipe qualificada e multidisciplinar composta por professores, cirurgiões-dentistas, protético, apoio administrativo, e alunos de graduação e pós-graduação. A gestão administrativa e financeira também resulta em atuação eficiente e autossustentada. Foram discutidas também questões relativas ao alinhamento entre o NPPI e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para a oferta de tratamentos especializados ao estudantes de baixa renda.
Durante o encontro, a Profa Angelita reafirmou o apoio institucional ao NPPI e a disposição em cooperar nas frentes de suporte à infraestrutura e de pessoal. Segundo a Reitora, "o papel desempenhado pelo núcleo mostra a importância da UFG para o avanço do conhecimento, a sólida formação profissional e os benefícios diretor à sociedade". Ao fim, forma feitos encaminhamentos a serem articulados junto à Pró-Reitoria de Administração para a otimização do trabalho do núcleo.