Residência em Odontologia Clínica

O Programa de Residência em Odontologia Clínica (PROC) justifica-se pela necessidade de formação de profissionais especialistas em reabilitação oral, voltados para o contexto do Sistema Único de Saúde. O Programa visa o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas na área de Prótese Dentária e Implantodontia, preparando o profissional graduado em Odontologia e ampliando sua experiência clínica, por meio de conhecimentos específicos e científicos voltados para o diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos.  O curso visa, também, atuar conjuntamente com os serviços públicos de saúde no atendimento e no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

O Residente receberá bolsa de Educação pelo Trabalho no valor de R$ 4.106,09 (quatro mil, cento e seis reais e nove centavos), valor equivalente às bolsas do Ministério da Educação aos Programas de Residência, e será financiada pelo Ministério da Saúde no âmbito do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde.

Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde têm a duração mínima de dois anos, equivalente a uma carga horária mínima total de 5760 (cinco mil setecentos e sessenta) horas, sendo 80% em atividades práticas. Considera-se como período regular para conclusão do curso de residência o prazo de 24 meses. O Programa está inserido na formação em nível de residência em Área Profissional da Saúde, e se constitui em modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões da área da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de sessenta (60) horas semanais e duração mínima de dois anos. A Residência é desenvolvida em regime de dedicação exclusiva e realizadas sob supervisão de um corpo docente-assistencial, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Goiás.

O PROC tem como objetivo especializar profissionais da área da saúde para atuar nas áreas da Prótese Dentária e Implantodontia, nas atividades de assistência, ensino, pesquisa e gestão, em uma perspectiva interdisciplinar, e de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ao longo do programa serão oferecidos treinamento profissionalizante por meio de ensino teórico e prático na área de concentração em Prótese Dentária e Implantodontia, visando capacitar o residente para o mercado de trabalho em sua área de especialização, integrando os conhecimentos específicos à atenção à saúde pública, além de propiciar a articulação de serviços, ações e políticas públicas de saúde, como forma de assegurar a construção de caminhos para a integralidade da assistência a reabilitação oral, com repercussão efetiva na saúde e na qualidade de vida dos indivíduos.

Esta é uma iniciativa pioneira da UFG que contribui para a capacitação de profissionais com formação diferenciada e intensiva, com base nos princípios do SUS e focados na resolução eficiente dos problemas relacionados às perdas dentárias.