Iniciação à pesquisa

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), a pesquisa desempenha um papel fundamental no processo de formação dos estudantes de graduação. Associados ao Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implante (NPPI), os discentes têm a oportunidade de se envolver em projetos de iniciação científica que agregam valor significativo à sua formação acadêmica e profissional.

A importância da pesquisa é indiscutível, especialmente na área da odontologia. Por meio da pesquisa, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seu conhecimento teórico, desenvolver habilidades práticas e contribuir para o avanço do conhecimento científico na área de prótese e implante.

É fundamental ressaltar a importância da pesquisa ainda na graduação. Engajar-se em projetos de pesquisa desde cedo permite que os estudantes desenvolvam habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação científica, tornando-os profissionais mais completos e preparados para enfrentar os desafios do ambiente acadêmico e profissional.

Para incentivar a participação dos estudantes, alguns recebem bolsas de pesquisa, fornecidas por instituições como a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Essas bolsas não apenas reconhecem o mérito acadêmico dos estudantes, mas também os incentivam a se dedicarem ainda mais à pesquisa e ao desenvolvimento científico.

Além do apoio financeiro fornecido pelas bolsas, alguns dos projetos de iniciação científica associados ao NPPI contam com o suporte institucional do International Team for Implantology (ITI), garantindo assim que os estudantes tenham acesso aos recursos e orientação necessários para realizar suas pesquisas com excelência. Os estudantes do NPPI têm o privilégio de participar de pesquisas de suporte internacional que contribuem para o desenvolvimento científico mundialmente. Esta oportunidade não apenas amplia seus horizontes acadêmicos, mas também os conecta com a comunidade científica global, enriquecendo suas experiências e perspectivas.

Em suma, os projetos de iniciação científica realizados pelos discentes da graduação da Universidade Federal de Goiás associados ao NPPI desempenham um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e para o avanço na área de prótese e implante no Brasil e no mundo.

 

Lista de Iniciações Científicas em andamento:

  1. Avaliação Da Eficiência Mastigatória Após Reabilitação De Maxila Edêntula Com Instalação de Mini-Implantes Dentários e Overdenture
  2. Acurácia e Desfechos Clínicos de Mini-Implantes de Titânio-Zircônia de Peça Única Usando Técnica De Cirurgia Parcialmente Guiada Para Overdentures Maxilares: Estudo Clínico Prospectivo
  3. Desfechos Clínicos, Funcionais, Radiográficos, Reportados Pelo Paciente e Análise Econômica de Pacientes Tratados Com Overdenture Mandibular Retida Por Um Ou Dois Implantes: Avaliação de 5 a 10 Anos De Um Ensaio Clínico Randomizado 
  4. Aspectos Biomecânicos de Prótese Overdenture Retida por Quatro Mini-Implantes 
  5. Efeitos da Mudança de Resposta (response shift) Na Qualidade De Vida e Satisfação De Pacientes Desdentados Totais Após a Instalação De Overdenture Mandibular